Prazo para tirar o título e regularizar pendências vai até 4 de maio

por Cicero Modolo publicado 02/05/2022 15h42, última modificação 02/05/2022 15h42

O prazo para tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas Eleições 2022 vai até 4 de maio. As pessoas podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição (2 de outubro) e façam o documento até o fechamento do cadastro em maio. A Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas não deixem para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações.

O presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi, comentou sobre a importância em verificar a situação do título eleitoral e regularizar caso haja pendências. “Em razão da pandemia muitas pessoas deixaram de votar na última eleição, isso acaba gerando pendências e multas. É importante verificar a situação junto ao cartório eleitoral. Outro ponto também importante é a participação dos jovens que completam 16 anos até o dia 2 de outubro nas eleições deste ano. É um ato de cidadania que deve ser exercido por todos”, ressalta.

Sem sair de casa

Tudo pode ser feito sem sair de casa, pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado. Basta acessar o Titulo Net e seguir as orientações.

Não é preciso ir até um cartório eleitoral, pois a coleta das digitais está suspensa. Acesse a versão digital do documento no aplicativo e-Título, no celular ou tablet, pelo Google Play ou App Store.

Em caso de dúvidas, procure o 0800 083 2010 (ligação gratuita), acesse o serviço de conversa textual do Balcão Virtual ou entre em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral.

Horário estendido

A pessoa interessada deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e agendar um horário para ser atendida, ou fazer a marcação pelo Disque-Eleitor: 0800 083 2010. O atendimento ao público é voltado para serviços de alistamento, revisão e transferência do título de eleitor, além de outras demandas relacionadas ao Cadastro Eleitoral com vistas às Eleições 2022.

A Corregedoria Regional Eleitoral orienta aos eleitores não deixarem para a última hora para agendar o atendimento presencial a fim de evitar falta de vagas.

A coleta de dados biométricos (impressão digital, fotografia e assinatura) continua suspensa, sem previsão de retorno, por causa da pandemia.

Os cartórios eleitorais estarão atendendo os eleitores de Marechal Floriano, nos setores abaixo:

Cartório Eleitoral - 12ª zona eleitora de Alfredo Chaves

Cartório Eleitoral de Domingos Martins

Telefone: (27) 3268-1969

Espaço Cidadão da Câmara Municipal de Marechal Floriano

Avenida Presidente Kennedy, nº 194, Marechal Floriano, ES - CEP: 29.255-000
WhatsApp e Ouvidoria: (27) 99889-1721

Telefone: (27) 3288-1925

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Divulgação.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.