Natalino Bianqui participa de “Café da Manhã com o Vereador” na Câmara de Marechal Floriano

por assessoriacm22 publicado 17/05/2023 16h39, última modificação 17/05/2023 16h39

A Câmara Municipal foi palco, nesta quarta-feira (17), pela quarta vez, da roda de conversa “Café da manhã com o Vereador”, estando dentro dos projetos “Biblioteca Viva”, da Câmara de Marechal Floriano e que objetiva a aproximação do cidadão com o Legislativo.

O encontro, que tem formato pedagógico ocorreu nas dependências da Biblioteca Legislativa Municipal “Adelaide Klippel” e reuniu o Vereador Natalino Bianqui Netto, a Coordenadora da EEEFM Emílio Oscar Hulle, Elma de Medeiros e oito alunos do 3º ano/2 do ensino médio, além do curador da Biblioteca Legislativa Municipal e mediador dos encontros, Valmere Santana.

O encontro teve início às 08h com a recepção no Auditório “Vereador David Klippel”, onde os estudantes puderam conhecer o Memorial Legislativo “Vereador Jacomo Ronchi”, apresentado pelo curador e professor, Valmere Santana.

Ao se acomodarem na Biblioteca Legislativa Municipal, o Vereador Natalino Bianqui deu início às apresentações relembrando o tempo em que foi professor de física na EEEFM Emílio Oscar Hulle e mencionou que embora exerça o papel de Vereador, preza por fazer parte também do meio comum.

Na ocasião, Natalino Bianqui Netto, ainda explicou o papel de um Vereador e esclareceu a interdependência entre os eleitos. “O mais importante é compreender qual é a principal função de um Vereador, hoje nós vivemos em uma sociedade em que as pessoas confundem a função do Legislativo, Executivo e Judiciário. Esses três poderes, apesar de trabalharem juntos, são independentes e cada um possui uma função especifica. Um Vereador sozinho pouco pode fazer para o município, ele pode entrar com projetos de lei, indicações, requerimentos e deve fiscalizar, mas sozinho, não consegue aprovar nada, nós dependemos da maioria”, destacou.

A coordenadora da EEEFM Emílio Oscar Hulle, Elma de Medeiros, mencionou a importância do projeto para as escolas.  “O encontro que tivemos foi melhor do que eu esperava, foi muito positivo e agregou um grande conhecimento tanto para os alunos, quanto para mim. A experiência foi muito positiva e acho que o projeto deve ter continuação, trazendo não apenas a nossa escola, mas outras do nosso município, para que também possam ter essa aproximação com o Legislativo”, finalizou.

Para os alunos presentes, a experiência também agregou um novo conhecimento. “Eu gostei bastante do café da manhã. Eu já tinha participado de outros, mas esse foi bem objetivo, o Vereador Natalino apresentou vários pontos interessantes e foi bem realista com a nossa turma sobre o papel do Vereador em nosso município e o que podemos fazer para contribuir com a sua melhora”, mencionou Heitor Augusto Michalski.

“Eu achei esse encontro muito bom, pois ele tirou várias dúvidas que a gente tinha em relação à Câmara e os Vereadores. O Vereador nos trouxe muitos pontos que foram esclarecedores sobre o seu papel e sobre as leis do nosso município”, acrescentou Rafaela Rodrigues.

Durante o encontro os participantes puderam tirar todas as dúvidas levadas ao Vereador. A manhã ainda foi encerrada, as 09h50min, com um coffee break, servido aos que estavam presentes.

✍📷 Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.