MEI tem prazo para declaração de imposto prorrogado, até 30 de junho para fazer declaração anual

por Cicero Modolo publicado 23/05/2022 17h49, última modificação 23/05/2022 17h49

Contribuinte que se enquadram como Microempreendedor Individual (MEI) tem até o dia 30 de junho para entregar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI), ano-base 2021. O prazo, que era até o fim do mês de maio, foi prorrogado pelo Governo Federal.

De acordo com o Comitê do Simples Nacional (CGSN), o prazo foi ajustado para permitir que os empreendedores que optaram pelo Simples Nacional até 31 de janeiro consigam aproveitar o parcelamento especial, regularizar as dívidas e permanecer no regime, evitando o acúmulo de compromissos em um curto espaço de tempo.

A declaração DASN-SIMEI a ser entregue deverá informar os valores totais das vendas e prestações de serviços realizadas em 2021. O Microempreendedor Individual que iniciou as atividades em 2022 não precisa se preocupar com isso agora. Para esses microempreendedores, a DASN-SIMEI passará a ser cobrada somente a partir de 2023.

È necessário entregar a declaração ainda que a empresa não tenha registrado faturamento em 2021. Além disso, o envio da declaração não tem cobrança adicional, já que o imposto é pago mensalmente, via Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Vale lembrar que o atraso na entrega da DASN-SIMEI pode acarretar multa de 2% ao mês, com valor mínimo de R$ 50,00.

Caso o Microempreendedor Individual ultrapasse o limite de faturamento permitido, que atualmente é de R$ 81.000,00 por ano, é recomendado buscar um profissional de contabilidade para mudar o regime de MEI para microempresa e passar a recolher impostos como Simples Nacional, regime especial de tributação para negócios de pequeno porte.

SERVIÇOS:

Todas as informações e orientações sobre o serviço a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI), poderá ser feito na Gerência de Tributação, Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-ES ou no site da Receita Federal

Site da Receita Federal:

Gerência de Tributação

Telefone: (27) 3288-1331 ou (27) 3288-1111
Endereço: Rua David Canal, n° 57, centro – Marechal Floriano – ES
Horário de funcionamento: de 8h as 11h e de 12h às 16h

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Divulgação.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.