Malha viária toma conta dos debates na Câmara de Marechal Floriano

por Assessoria de Comunicação publicado 13/08/2021 12h46, última modificação 13/08/2021 12h46

Em noite tranquila, os debates no Legislativo de Marechal Floriano abordaram a malha viária, nos domínios do município, com maior ênfase. Situação de risco para usuários de rodovia federal, recapeamento em rodovia estadual, tapa-buracos em ruas e estradas rurais e seu georreferenciamento, foram o grande tema da noite. Porém diversos outros assuntos de interesse da comunidade foram abordados pelos vereadores, em suas falas.

Felipe Del Puppo (Rede)

Felipe Del Puppo (Rede), ao visitar o Distrito de Santa Maria, ouviu o pedido de seus moradores sobre a conclusão da pavimentação na Vila dos Ipês e na Ladeira das Flores. Prontamente, enviou o pedido para a prefeitura. Dois projetos de Lei foram apresentados pelo vereador. O primeiro, cria a “Semana Municipal da Juventude Rural e da Diversificação Rural” e outro, institui a premiação para professores da rede municipal de ensino.

Renato Werneck (PSDB)

Junto ao vereador Renato Werneck (PSDB), Delpuppo anunciou a chegada de recursos provenientes de Emenda ao Orçamento da União, no montante de R$ 484 mil, para a aquisição de uma ambulância. Werneck, por sua vez reforçou seu empenho em atuar, junto ao Executivo, para a utilização dessa emenda para a cidade de forma que os pacientes possam ser transportados em um veículo novo e com segurança.

Renato avalia como injustos os critérios adotados para o servidor do setor de saúde pública poder receber uma compensação financeira, por parte do SUS, por atuar no atendimento de pacientes com Covid-19, porém há a necessidade de o município se adequar para colocar em vigor a Lei Federal que permite ao trabalhador receber esta gratificação. O tucano remeteu um Requerimento onde busca essa regulamentação por parte da municipalidade.

Abrão Kiffer (PTB)

Abrão Kiffer (PTB) voltou a falar da gravidade da situação de risco, que os usuários da Rodovia BR-262 correm, ao trafegar no km 48, próximo a localidade de Barra do Rio Fundo, onde há uma ponte com curva em uma de suas cabeceiras. Houve a retirada do radar que limitava a velocidade, que ocasiona na volta de acidentes envolvendo veículos de grande porte. A fala do petebista ocorreu no dia em que houve outro acidente com carreta no trecho.

Coquinho, como é conhecido, agradeceu ao Executivo por atender seu pedido de troca de iluminação pública entre a localidade conhecida como Ponto Frio e Barra do Rio Fundo, onde muitos pedestres transitam em horário noturno, ao praticar caminhada como exercício físico.

Maylson Littig (PSB)

Maylson Littig (PSB) busca a complementação do serviço de tapa-buraco no trevo de Paraju, onde na parte baixa, ficou sem realizar a manutenção no pavimento. O vereador falou da necessidade de calçamento rural para a comunidade do Vale do Huber, que fica entre Santa Maria a comunidade de São Cristóvão.

Littig informou que, em reunião no último dia 05, com membros do governo do Estado, em Soído de Baixo, ficou acordado que será realizado o recapeamento da Rodovia João Batista Klein. No encontro, os representantes do Executivo estadual também informaram que será realizado um trecho de calçamento, até a igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.

Natalino Bianqui (PRTB)

Natalino Bianqui (PRTB) solicitou o mapeamento das ruas, estradas vicinais e a localização de pontos turísticos, assim como pousadas e outros atrativos do interior de Marechal Floriano. Sobre a política pública para animais, o vereador solicita a aplicação de leis municipais que autorizam a construção de um canil e outra que, promove a castração destes animais e campanhas para este fim.

Navar Boeno (PSB)

Navar Boeno (PSB) solicitou, à pasta de Educação e Esportes, a realização de campeonato de Jiu-Jitsu, após a conclusão das obras de reforma do ginásio de esportes Paulo Antônio Lorenzoni. Outra modalidade esportiva que o parlamentar busca fomentar, junto a municipalidade, é o “Trail Runner”, prova de bicicletas em pistas de montanha, tradicionalmente chamada de “Mountain Bike”.

Boeno indicou ao chefe do Executivo a construção de uma praça, com a finalidade de ser um parque exclusivo para cães e seus tutores.

Dório Braun (Rede)

Dório Braun (Rede) solicitou a abertura e pavimentação da Rua Darli José Luduvico, que liga o quilômetro 54,6 da BR-262 à comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, em Soído de Baixo. O mesmo serviço é indicado pelo vereador para as ruas, José Celante e Zeferino Guidi, situadas na parte de trás da unidade de saúde do distrito de Araguaya.

Cezinha Ronchi (PSDB)

Cezinha Ronchi (PSDB) busca, junto ao setor de assistência social do município, a inclusão de absorventes para higiene pessoal nas cestas básicas distribuídas para famílias carentes, compostas por mulheres com idade entre 10 a 50 anos.

O pastor Américo Kiefer recebeu homenagem em PL de sua autoria, que passa a ser o nome de uma rua, na comunidade de Alto Rio Fundo. Outro projeto de sua autoria, permite que servidores do Legislativo tenham justificativa para ausência do trabalho para o socorro de seu animal, em casos de emergência, com comprovação de atendimento por profissional de medicina veterinária.

O Plenário também solicitou à Cesan o serviço de desentupimento de uma rede de esgoto coletivo, proveniente de residências da parte alta do Bairro Jarbinhas, a rede transborda no quintal das residências situadas na parte baixa. O Legislativo florianense volta a se reunir na próxima terça-feira, dia 17 de agosto às 18h30.

Fonte de divulgação da matéria e reportagem completa: www.noticiacapixaba.com

📷 (Fotos: Cícero Modolo e Daniel Soares - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES)