Câmara de Marechal Floriano em estréia do “Fala Florianense” homenageia Servidora Pública bilíngue

por Cicero Modolo publicado 06/03/2023 15h50, última modificação 06/03/2023 15h50

Zilma Litzkow é descendente de August Litzkow I, um imigrante que veio da Pomerândia com destino ao Porto do Cachoeiro de Santa Leopoldina, via o rio Santa Maria de Vitória em (07) de junho de 1873, chegou juntamente de sua esposa, Johanna e seus (04) filhos, em Vítoria – ES.

Zilma é filha de Germano Henrique Fernando Dubke e Margarida Litzkow, neta por parte de mãe de Maria Schutz e Guilherme Litzkow, é mãe de Regiani Rodrigues de Morais, Allan Rodrigues de Morais e Kelly Rodrigues de Morais e avó de Caio, Bernardo e Enzo Gabriel.

Nascida em (05) de janeiro de 1965, em São Gabriel da Palha e criada em Rio Ponte, Zilma só foi registrado aos (08) anos, idade também com que aprendeu a falar o português na escola, até essa idade, falava apenas o Pomerano, língua que mantém até os dias atuais.

Estudou até a terceira série do ensino fundamental. E de 2008 até 2017 gerenciou se próprio bar, o “Litzkow Houlz Bar”. Sendo atualmente Servidora Pública Municipal.

Preservando ao longo dos anos a língua de seus antepassados, Zilma a leva por onde passa com bom humor e simpatia.

✍ Texto: Cícero Modolo e Vanderléia Bickel / 📷 Fotos: Arquivo Pessoal / 📽️🎞️ Edição Vídeo: Cícero Modolo / Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.