Estação Marechal Floriano comemora seus 123 anos

por assessoriacm22 publicado 12/05/2023 15h59, última modificação 12/05/2023 15h59

Neste sábado (13) é comemorado o aniversário de 123 anos da Estação Marechal Floriano. Inaugurada pelo Presidente da província do Espírito Santo (Governador), José Marcelino Pessoa de Vasconcelos, a partir de 13 de maio de 1900, a Vila do Braço Sul passou a ser reconhecida como a Estação Marechal Floriano.

Atualmente, o Patrimônio Histórico-Cultural funciona como Museu da Imigração e conta com um detalhado acervo que retrata a história dos primeiros imigrantes no município. Além de fornecer informações para trabalhos e projetos, ainda é um dos principais pontos turísticos de Marechal Floriano, atraindo visitantes e disseminando a cultura e a história preservada ao longo dos anos por meio de fotos, utensílios e objetos.

A inauguração da Estação foi um marco que representou maior comodidade aos moradores e produtores de café daquela época, que, anteriormente a construção, muitas vezes tinham que ir a capital – Vitória, a pé ou por tração animal (muares), uma viajem que por vezes, poderia levar de dois a quatro dias para ser realizada. Com a finalização da Estação, as idas de trem levavam apenas 2h, onde os passageiros podiam desfrutar da comodidade e não precisavam trocar de roupas, o que antes era necessário devido ao longo tempo para realizar o percurso.

“A data de hoje é um grande marco para Marechal Floriano, a Estação Ferroviária, hoje, tombada com patrimônio histórico cultural, tornou-se ‘O Museu do imigrante’. O local atrai centenas de turistas que vêm nos prestigiar e enaltecer ainda mais a nossa cidade”, mencionou a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt.

Confira abaixo a homenagem feita para a Estação Marechal Floriano por Marcos Bittencourt Vieira Machado.

A ESTAÇÃO

Nos trilhos começou
O avanço continuou
A estação registrou
O trem que chegou

Foi o suor humano
Que iniciou Marechal Floriano
Desbravando com amor
Com pessoas de labor

A estação ficou
Passageiros saltaram
Outros se foram
E saudosismo marcou

Nossa estação é marcante
Tornou-se importante
Hoje é culturante
Com arquitetura deslumbrante

Marcos Bittencourt Vieira Machado

Marechal Floriano – 13/05/2017

✍ Texto: Cícero Modolo, Brenda Hoffmann e Vanderléia Bickel  / 📷 Fotos: Cícero Modolo / Divulgação.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.