Escola Estadual Pública E.F.M. Victorio Bravim em Araguaya é palco de reunião comunitária para inicio da Obra de Revitalização de Pavimentação da Rodovia ES 146

por assessoriacm22 publicado 09/05/2024 09h25, última modificação 09/05/2024 09h31

Aconteceu na noite da ultima terça-feira (07), na Escola Estadual Pública E.F.M. Victorio Bravim em Araguaya, a reunião sobre as obras de recuperação funcional com conserva remunerada por desempenho e demanda com extensão total de 61,39 Km das seguintes rodovias: ES - 146, Entr. BR – 262, Araguaia, Alfredo Chaves, Entr. BR – 101 ES – 146, Entr. BR – 101 (B) (Jabaquara) e Entr. ES – 060 (Ubú).

O objetivo da reunião comunitária foi levar informação para a comunidade a respeito do projeto que será realizado, além do investimento previsto e como consequência, o DER ES buscou receber um feedback do que foi apresentado, sanar qualquer duvidas,  além de anunciar o inicio da Obra de Revitalização de Pavimentação da Rodovia ES 146.

Estiveram presentes na reunião comunitária promovida pelo DER ES, o Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi, os Vereadores, Natalino Bianchi Netto e Maylson Littig, juntamente com o Secretario de Agricultura, Sérgio Stein, Secretário de Obras, Antonio Carlos Malini, o Subsecretário, Adenilton Amorim Nepomuceno. Estiveram presentes também empresários locais, representantes de circuitos turísticos, proprietários de pousadas e representantes populares.

Diante de um número expressivo de pessoas, o DER ES contou com o Diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, os Engenheiros do DER-ES, Jorge Bahia, Douglas Galdino, Victor Franco, o Engenheiro Residente do DER-ES, Bruno Rocha, a Supervisora do Meio ambiente DER – ES, Rosemeire Campos, Assistente Social DER-ES, Alexandra Barbosa (Sandra), o Assistente Social da LCM Construção e Comércio AS, Jessé Carlotti e sua equipe técnica.

O Diretor-geral do DER-ES, que em sua explanação apresentou os principais objetivos da obra que contemplará todo o trecho, com cerca de 61,39 Km de extensão. “Estamos realizando a reunião desse projeto que irá acontecer na rodovia ES 146. O DER-ES via Governo de estado fez uma captação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento e dentre os projetos que estão legíveis, está o de recuperação da rodovia, que é um projeto inovador, onde iremos recuperar todo o pavimento, trazendo melhorias pontuais, que conta ainda com um contrato que prevê a manutenção desses seguimentos. Estamos felizes de poder finalmente autorizar o início dessa obra tão esperada pela comunidade. Era uma demanda antiga e urgente, e agora esse sonho vai virar realidade. É o Governo do Estado trabalhando para mudar a vida dos capixabas para melhor. Essa obra possibilitará mais conforto e dignidade a todos os usuários e moradores dessa região, fico muito feliz em ver a participação de toda população nessa reunião”, comentou o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

O EMPREENDIMENTO

Trecho: Posto do café até a BR 101. Trevo de Alfredo Chaves BR 101 (Jabaquara) até a Rodovia ES 060 na entrada de Ubú.

Extensão: 61,390 km

Empresa Executora: LCM Construção e Comércio S/A.

Contrato: 002/2024

Valor: R$ 94.449.655,51.

Prazo de execução: Prazo total de 60 meses

Ordem de Início: 021/2024

Previsão de Término: Março/2029

ETAPAS DE EXECUÇÃO

1. Implantação do Canteiro de Obras e Ações Sociais e Ambientais junto às comunidades lindeiras.

2. Início dos Serviços de Conservação Conservação Rodoviária por Desempenho

O grupo descrito como Conservação Rodoviária por Desempenho compreende os serviços corretivos rotineiros, e ocorrerá por Km de rodovia pavimentada, com quantitativos baseados em estado atual da malha além de dados de campo cadastrados e especificações técnicas vigentes.

Exemplo: Remendos com massa asfáltica, capina, roçada, limpeza de dispositivos de drenagem dentre outros.

IMPORTÂNCIA DO EMPREENDIMENTO

Contribuir para o DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

O propósito principal é REDUZIR O CUSTO DE TRANSPORTE, MELHORAR A LOGÍSTICA E A INTEGRAÇÃO REGIONAL E AUMENTAR A SEGURANÇA DE TRÂNSITO na malha rodoviária sob a responsabilidade do DER-ES.

VISÃO GERAL DO PROJETO

ES -146 A - ENTR. BR-262 - ARAGUAYA- ALFREDO CHAVES - ENTR. BR-101

ES-145 B- ENTR. BR-101 (B) (JABAQUARA) - ENTR. ES-060 (UBÚ)-TOTALIZANDO 61,390 KM

Trecho tem inicio no Ent. ES-146 com a BR-262 (Posto do Café) percorrendo 43.39 km até o entroncamento com a BR-101;

A obra de reabilitação da Rodovia ES-146 tem como referência principal a restauração do pavimento, dos dispositivos de drenagem superficial e implantação da sinalização horizontal e vertical para ampliar a segurança;

Será feito o acesso a Capela de Santo Antônio em pavimento intertravado;

No trecho histórico de Araguaya será implantado pavimento intertravado;

Serão implantadas baias e abrigos em pontos de ônibus, calçadas em alguns trechos, limpa rodas, recuperação de pontes, sarjetas e construção de cercas em alguns trechos;

O segundo segmento do Trecho tem início na interseção das rodovias ES-146 com a 6R-101 percorrendo 18.0 km até o trevo de Ubú- Anchieta

Entre vários serviços apresentados durante a reunião comunitária, as obras de revitalização na Rodovia ES - 146 incluirão também serviços de pavimentação, acostamentos, abrigos para passageiros e drenagens em geral. Além disso, também serão executadas interseções, iluminação e sinalização horizontal e vertical.

✍ Texto e 📷 Fotos: Cícero Modolo / Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.