Piso salarial dos professores não será votado na próxima Sessão Ordinária desta quarta-feira

por Daniel Soares publicado 20/05/2025 14h22, última modificação 20/05/2025 14h22
Na última segunda-feira (19), foi protocolado na Câmara Municipal, em regime de urgência, um Projeto de Lei referente ao piso salarial do magistério. Em razão disso, uma reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (20), na Câmara Municipal, para discutir o conteúdo da proposta.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara, Juarez Xavier; os vereadores Diogo da AMAR, Angelo Traspadini, Cabral, Coquinho, Vaninho Stein , Hilário Neto, Martim Trarbach, Reinaldo Frasson (Chapolim), e Pastor Adriano; o Vice-prefeito, Junior Lovatti; a Secretária Municipal de Educação, Adenilde Stein; a Representante da Classe dos Professores, Jomaira Mariano; o Procurador-geral do município, Aloisio Lira; o Sindicato dos Servidores Públicos de Marechal Floriano; e o Procurador da Câmara, Jonathan Boeno.

Durante a reunião, foram identificadas várias inconsistências no Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo sobre o piso salarial dos professores. Por isso, todos os presentes concordaram, por unanimidade, em adiar a leitura do projeto na próxima sessão da Câmara Municipal para uma análise mais detalhada. O texto será revisado pelo setor jurídico da Prefeitura, pela Secretaria de Educação e pela Câmara Municipal, além de passar pela análise das Comissões Permanentes, Legislação, Justiça e Redação Final; Finanças e Orçamento; e Educação, Saúde, Assistência e Direitos Humanos cujos membros também participaram da reunião. A revisão é necessária para que o projeto esteja de acordo com as normas constitucionais e não apresente ilegalidades.

Os vereadores e os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Marechal Floriano, bem como os profissionais da Secretaria de Educação possuem conhecimento da recomendação do Ministério Público Federal (MPF) onde notificou 59 municípios do Espírito Santo por descumprirem o pagamento do Piso Salarial Nacional aos professores da rede pública. Marechal Floriano está entre os municípios notificados.

✍📷 Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano