Câmara Municipal é palco para realização de vários cursos profissionalizantes

por Cicero Modolo publicado 14/07/2022 19h35, última modificação 14/07/2022 19h35

O Plenário “Vereador David Klippel” da Câmara Municipal de Marechal Floriano é palco para realização de vários cursos profissionalizantes e oficinas no Município, os cursos profissionalizantes podem ser uma ótima oportunidade de gerar mais receita.

Acontecem no Plenário da Câmara Municipal cursos e oficinas de diversas qualificações e instituições pelo Programa Escola Legislativa Cidadã. O Presidente da Câmara Municipal de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi autorizou por prazo determinado, as dependências desta Casa de Leis para as instituições educacionais públicas, conforme a Lei Municipal Nº 1.561, de 30 de dezembro de 2014.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (SECTIDES) fomenta o Programa Qualificar ES como ação prioritária da atual gestão, a fim de contribuir para superar as dificuldades vividas pelos mais vulneráveis e favorecer o crescimento econômico, com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação.

Para Marechal Floriano foram disponibilizado os cursos gratuitos do Programa Qualificar - ES em diversas áreas.

• BALCONISTA DE FARMÁCIA (Edital: Maior de 18 anos) – MANHÃ
  • CUIDADOR DE IDOSOS (Edital: Maior de 18 anos) – TARDE
  • AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (Edital: Maior de 18 anos) – NOITE

O Programa Qualificar - ES tem a pretensão de realizar mais cursos para Marechal Floriano até o final do ano.

A Câmara Municipal também disponibilizou as dependências da Casa e o Plenário para a realização de Oficinas promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, (SEBRAE) do Espírito Santo, tem o objetivo fomentar o empreendedorismo no Estado auxiliando as pequenas empresas e Micro empreendedores individuais.

Foram disponibilizados para Marechal Floriano as oficinas gratuitos pelo SEBRAE-ES em diversas áreas.

• Oficina Despertando para o Associativismo
  • Utilize o Facebook como uma ferramenta estratégica
  • Venda mais com o WhatsApp Business
  • Oficina de Boas Vendas

A Câmara Municipal também disponibilizou o Plenário para uma aula do Curso “Bem Receber o Turista”, do Programa Qualificação para o Turismo Capixaba.

Um projeto da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com os Municípios e Regiões turísticas do Espírito Santo, Montanhas Capixabas, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) de Marechal Floriano, estão realizando cursos por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com objetivo de qualificar o atendimento ao turista.

O que são cursos profissionalizantes?

Em síntese, os cursos profissionalizantes são caracterizados por possuírem uma abordagem mais voltada para o mercado de trabalho.

Assim, diferentemente dos cursos acadêmicos, eles geralmente não exigem pré-requisitos e são direcionados para profissionais que desejam aprimorar competências úteis para a sua área de trabalho. Sendo assim, geralmente, os cursos profissionalizantes são curtos e direcionados para aquelas pessoas que buscam se atualizar em um assunto bem específico e de forma rápida.

Ademais, por sua flexibilidade e curta duração, eles podem ser bastante atrativos também para pessoas que já possuem qualificação. Isso porque os cursos profissionalizantes podem servir como uma forma de preencher algumas lacunas no currículo, por exemplo.

Esse tipo de curso geralmente não exige muitos pré-requisitos. Isto é, mesmo aqueles que não cursam ou que não estão cursando o ensino médio podem se matricular em um curso profissionalizante. Assim, eles constituem-se como uma excelente oportunidade para os estudantes que desejam aprender uma nova habilidade e saírem mais “maduros” para iniciarem sua jornada no cenário acadêmico, bem como no mercado de trabalho.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.