Câmara Municipal de Marechal Floriano recebe visita de alunos do Ensino Médio Estadual

por Cicero Modolo publicado 24/06/2022 20h04, última modificação 24/06/2022 20h04

Na tarde desta sexta-feira (24), alunos da escola EEEFM Emílio Oscar Hulle, localizada no centro de Marechal Floriano, participaram de um encontro na Câmara Municipal de Marechal Floriano, para que pudessem estar realizando um estudo sobre os três poderes na esfera Municipal. O encontro aconteceu no Plenário da Câmara Municipal “Pedro Schunk”, os estudantes estão no segundo ano do ensino médio e vieram até a sede do Poder Legislativo acompanhados pelo professor, Elves Padilha da Silva e professor, Raphael Brun.

Os alunos e professores da escola foram recebidos pelos servidores da Câmara Municipal, Vaninho Stein e Valmere Santana, que encaminharam os alunos para o Plenário da Câmara Municipal, que expuseram em suas falas diferentes conceitos da vida política nacional. Partindo de reflexões filosóficas, históricas e sociológicas conduziram os alunos até a atualidade política, aprofundando-se sobre a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo Municipal, suas competências e atribuições.

Na programação da visita os alunos assistiram a apresentação da “Carta de Serviços ao Cidadão”, esse material explica, de forma didática, quais são as atividades exercidas pelo Poder Legislativo Municipal, na continuidade da visita os alunos puderam conhecer o Plenário da Câmara Municipal onde são realizadas as Sessões Ordinárias, Extraordinária e Solenes, o Memorial Legislativo Vereador Jacomo Ronchi, a Biblioteca Legislativa Municipal, o Centro de Memória Legislativa e o Espaço Cidadão. Ao fim da visita, os estudantes receberam uma breve apresentação da exposição do painel da “Excursão Presidencial ao Espírito Santo pela antiga Estrada de Ferro Sul Espírito Santo e novo trecho da Leopoldina Railway, do Presidente de República DR. Nilo Peçanha”.

Para o professor, Raphael Brun, responsável pelos alunos do segundo ano do ensino médio da escola, entender a estrutura do Legislativo é importante para a conscientização política de seus alunos. “Este processo faz parte da construção da cidadania destes jovens, pois para ser cidadão é necessário conhecer o cenário político da cidade”, afirmou.

O servidor Vaninho Stein, em nome do Presidente da Câmara Municipal Cezinha Ronchi e dos Vereadores parabenizou a atitude da escola EEEFM Emílio Oscar Hulle, colocando a Câmara Municipal a disposição para novas visitas educacionais. “É muito importante essa integração entre escola e Poderes Públicos, para o desenvolvimento cívico e para que os estudantes possam conhecer desde cedo seus direitos como cidadãos”, destacou Vaninho.

Saiba como agendar

Os professores que desejarem agendar visitas devem procurar a equipe de Cerimonial da Câmara, pelo telefone é (27) 3288-1925. As datas precisam ser definidas com antecedência e as visitas são realizadas às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.