por Assessoria de Comunicação publicado 09/09/2021 09h54, última modificação 09/09/2021 09h54

Na última semana a Câmara de Marechal Floriano representado pelo Presidente da Câmara, Cezinha Ronchi, acompanhou o Diretor Executivo da  Associação dos Produtores do Inhame São Bento do Estado do Espírito Santo (APISBES) e Pesquisador Jandir Gratieri (Detentor da Marca O Rei do Inhame),  na  Implantação da Unidade de Pesquisa Técnica e Científica de Inhame (Colocasia Esculenta) na Universidade Federal de Uberlândia (MG) sendo 2 cultivares devidamente registradas implantadas: Rochon e São Bento, no Bioma Cerrado. O Projeto está sendo  coordenado no Espírito Santo pelo Pesquisador Jandir Gratieri.

As 2 Cultivares de Inhame (Colocasia Esculenta) devidamente registradas no Ministério da Agricultura sob o número: BR402014000004-2, Cultivar Rochon e São Bento, vindo da Indicação Geográfica que abrange os Municípios de Alfredo Chaves, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta conforme laudo da delimitação da área. O Inhame é um superalimento rico em antioxidantes, vitaminas B6, C e A, potássio. Fortalece o sistema imunológico, beneficia o coração, a digestão, o intestino, entre muitos outros e ainda pode ser empregado nas indústrias alimentícias e de cosméticos.

O Projeto de Missão de Pesquisa Técnica e Científica,  visa valorizar a cadeia produtiva do inhame (Colocasia Esculenta) no Município de Marechal Floriano e toda região de abrangência da IG (Indicação Geográfica). Esse projeto vai ampliar oportunidades de negócios gerando emprego e renda, levando os Municípios a um intercâmbio com a Universidade Federal de Uberlândia (MG).

O Doutor em Agronomia,  Professor José Magno Queiroz Luz da Universidade Federal de Uberlândia (MG), foi quem recebeu o Pesquisador e Diretor Executivo da APISBES,  Jandir Gratieri, o Pesquisador da Embrapa, Doutor Nuno Rodrigo Madeira, o Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi além dos representantes da Fábrica da Yamo Distribuidora de produtos Agroecologia/Naturais, o Ceo da Yamo, Cairo Carvalho e o Gestor de Operações da Yamo, Marcelo Galante, para o primeiro projeto de Missão de Pesquisa Técnica e Científica de Implantação da Unidade de Pesquisa no Bioma Cerrado, que terá a duração de um ano de pesquisa.

Segundo o Vereador Cezinha Ronchi, esse projeto também visa o maior aproveitamento da  matéria prima através do processamento de Subproduto. “É importante valorizar a cadeia produtiva do inhame em nosso Município e região, agregando valor a agricultura Familiar, visando a divulgação do produto no cenário Nacional, oportunizando geração de novos negócios que irão gerar emprego e renda. Essa parceria poderá trazer investimentos para nosso Município e demais Municípios da Indicação Geográfica, principalmente na construção de Agro- Indústrias e melhor aproveitamento da matéria prima hoje mais de 40 por cento descartada. Quero agradecer ao Rei do Inhame Jandir Gratieri pelo convite para tão importante Missão de Pesquisa Técnica e Científica”, destacou Cezinha.

Produção

No Espírito Santo, são produzidas cerca de 80 mil toneladas de inhame por ano, em uma área de 3,5 mil hectares.

Somente na “Região São Bento de Urânia” e toda região de abrangência da IG (Indicação Geográfica) que  abrange os Municípios de Alfredo Chaves, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta, cerca de 600 famílias produzem 40 mil toneladas do tubérculo anualmente. Com a elevada produtividade na “Região São Bento de Urânia” e a qualidade do tubérculo garantiram à região o título de Capital Nacional do Inhame.

Como plantar Inhame (Colocasia Esculenta)

Objetivando avaliar a viabilidade agronômica e econômica do inhame (Colocasia Esculenta), foi desenvolvido um trabalho em área de pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia (MG), na  Implantação da Unidade de Pesquisa Técnica e Científica de Inhame (Colocasia Esculenta), em parceria com o Diretor Executivo da APISBES e Pesquisador Jandir Gratieri,  utilizando-se Inhame (Colocasia Esculenta) sendo 2 cultivares devidamente registradas implantadas: Rochon e São Bento.

De acordo o Pesquisador Jandir Gratieri o inhame pode ser cultivado em diversos tipos de solos, desde aqueles com textura arenosa até os de textura argilosa-média, profundos, bem drenados, arejados e com o pH entre 5,5 a 6,0, o inhame poderá ser plantado em sulcos de 12 cm de profundidade, em plantios são mais recomendados os espaçamentos de 1,00 x 0,33m. Essa implantação no Bioma Cerrado  terá  3 etapas durante um ano de pesquisa.

A Startup Yamo, é a primeira foodtech de sorvete plant-based do Brasil, a base do produto é o inhame, conhecido como um superalimento por suas propriedades nutricionais, do qual é extraído o Extrato de Inhame Eco-Enzima. A gordura é substituída pelo tahine, à base de gergelim, que também fornece uma dose de proteínas. Recentemente  a  empresa recebeu um Prêmio Sul-Americano de produtos inovadores (Start-Up Innovation Challenger).

Alguns exemplos de subprodutos do inhame:

Sorvete, pães, produto in natura embalado a vácuo, purê, pré-cozido, sucos e derivados.

Produtos produzidos pela Yamo são:

Sorvetes e picolés com base do Extrato de Inhame e insumos

Produtos em desenvolvimento pela Yamo são:

Bebidas  prontas  de consumo saudável e salgadinhos/Chips assados.

Assista o vídeo, das entrevistas e melhores momentos do Projeto de Missão Técnica e Científica para a implantação de Inhame (Colocasia Esculenta) no Bioma Cerrado. CLICANDO AQUI!

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Câmara de Marechal Floriano