Câmara de Marechal Floriano participa do V Fórum Estadual de Vereadores (as) do Estado do Espírito Santo

por Cicero Modolo publicado 22/12/2021 13h36, última modificação 22/12/2021 13h36

Na última terça-feira (21), a Associação de Câmaras Municipais, Vereadores e Vereadoras do ES (Ascamves), realizou o V Fórum Estadual de Vereadores (as) do Estado do Espírito Santo, que aconteceu no auditório do Hotel Porto do Sol em Nova Almeida. A solenidade do evento foi conduzida pelo presidente, Waguinho França, o vice-presidente, Cezinha Ronchi e pelo superintendente, Juscelino Brzesky ambos da Ascamves.

A cerimônia contou ainda com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e da vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes; além do Secretário de Estado do Governo, Gilson Daniel; do sub-secretário da casa civil,  Marcos Marinho Delmaestro e vereadores, vereadoras, assessores e palestrantes presentes neste evento o V Fórum Estadual.

Além dos representantes do Poder Legislativo do Espírito Santo o Fórum recebeu representantes do Poder Legislativo de Minas Gerais. O evento tem como objetivo do lançamento do Instituto Capacitar para Legislar (ICPL ), que abrangerá os municípios do Espírito Santo e Minas Gerais.

Após as palestras da manhã, o V Fórum de Vereadores contou com a participação do governador Renato Casagrande  que destacou a importância de se manter um diálogo respeitoso, ainda que diante de discordâncias políticas.

O chefe do Executivo estadual agradeceu o apoio dos vereadores ao governo e destacou algumas conquistas de 2021, como a nota máxima em gestão fiscal e o fechamento do ano como o Estado que, proporcionalmente, mais fez investimento em infraestrutura no Brasil.

Garantiu que nos cofres estaduais têm R$ 3 bilhões de investimentos reservados  para 2022, que em seguida o governador e todos do evento seguiram para o almoço no próprio hotel onde está realizando o V Fórum, logo após o almoço  o evento seguiu com a programação.

O V Fórum ainda tratou de pautas importantes como a apresentação do novo projeto IV  Congresso Estadual dos Vereadores(as) do Espírito Santo (Congreves) que terá a previsão de início em março de 2022, além de vários outros temas como:

Tema 1: ESG nas políticas públicas, federalismo tridimensional e protagonismo do legislativo. Palestrante: Dr.Caleb Salomão, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-ES.

Em seguida, para falar do Tema 2 o palestrante César Albenes de Mendonça Cruz, secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Viana, reiterou a questão das ODSs;

Tema 3: Tribunal de Contas e Controle Social. Palestrante: Domingos Taufner , Conselheiro do TCE-ES;

A secretária de direitos humanos, Nara Borgo falou no Tema 4, sobre a ODS que trata da igualdade de gênero. Apresentou dados que precisam de atenção:

Entre eles, que mulheres advogadas ganham 17% a menos que homens; e a cada 11 minutos uma mulheres é estuprada. Reiterou a indignação da falta de respeito ocorrida mais de uma vez no plenário Câmara Municipal de Vitória em relação às vereadoras. E enfatizou que não basta penalizar quem cometeu crime, mas também acabar com a cultura da violência;

Na última palestra  o Consultor e Advogado Eleitoralista, Dr. Hélio Maldonado falou sobre um tema que gerou muito interesse dos participantes: federação de partidos e municipalismo.

✍🏻 📷 (Texto e Fotos: Cícero Modolo - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES)