As ruínas do sobrado na antiga estrada de Bom Jesus de Morro Baixo a Viana guardam lendas e muitas histórias

por Cicero Modolo publicado 13/04/2022 18h09, última modificação 13/04/2022 18h09

Mesmo em ruínas, a sede da antiga Fazenda Caramuru permanece como única lembrança do período, recordando uma época na qual a região era tomada de fazendas.

Antiga Fazenda Caramuru esta localizado em São Rafael, na antiga estrada de Bom Jesus de Morro Baixo a Viana que guardam lendas e muitas histórias, hoje pertence à família Firme, Sua característica arquitetônica é típica dos sobrados de fins do século XVIII para o XIX, em alvenaria de pedra, com argamassa de terra e óleo de baleia e cal. O telhado, em quatro águas, era coberto por telha canal de barro feito nas cochas dos escravos. O sobrado foi construído em 1884 e tem predominância de arquitetura Açoriana. As construções do sobrado tiveram mão de obra escravocrata e indígena.

Antiga propriedade pertenceu ao Tenente e Alferes da Guarda Nacional, João Antônio da Silva Moreira, Vereador pelo Município de Viana por três mandatos nos anos de 1878/1880, 1881/1882 e 1883/1886. Foi Presidente do Governo Municipal (Prefeito) em 1881, foi eleito como Juiz de Paz no Município e foi construtor de pontes que atendiam toda a comunidade da região.

Uma das primeiras estradas que ligava antiga estrada de Bom Jesus de Morro Baixo, Alto Bom Jesus e Costa Pereira (Marechal Floriano) a São Rafael, Taquaras e Peixe Verde (Viana).

Açorianos no Espírito Santo

A imigração açoriana no Espírito Santo inicia-se com o desembarque dos primeiros colonos no porto de Vitória, no final do ano de 1812, com destino ao Núcleo de Colonização Agrícola Santo Agostinho (atual Viana).

Lenda

Após a morte do João Antônio da Silva Moreira ninguém mais conseguiu morar no sobrado, havia relatos de moradores próximos a antiga Fazenda, tropeiros que passavam por lá e de pesquisadores que já ouviram sobre essa historia, que as portas e janelas se abriam, os assoalhos faziam ruídos de passos, as louças se quebravam, correntes se arrastando, gritos horríveis assombravam quem passava perto da estrada, a noite muitas coisas estranhas aconteciam no sobrado.

Hoje

A ruína do sobrado da antiga Fazenda Caramuru encontra-se na propriedade da família Firme, foi o senhor José Ailtom Firme que recebeu com bastante alegria e entusiasmo a nossa equipe para realizar essa reportagem.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES. Fonte Patrimônio Histórico http://www.ijsn.es.gov.br/ConteudoDigital/20120801_ij000135_patrimoniohistrico.pdf