ARAGUAYA A HISTÓRIA DO TIME DE FUTEBOL MAIS ANTIGO DE MARECHAL FLORIANO - ES

por Cicero Modolo publicado 30/10/2023 21h20, última modificação 30/10/2023 21h50

Câmara Cidadã e Centro de Memória Legislativa apresentam:

Resgatando a História EPISÓDIO 02: “Araguaya a história do time de futebol mais antigo de Marechal Floriano - ES”

Uma história contada por Pedro Lorenzoni, filho e neto dos fundadores do Esporte Clube Araguaya fundado em 12 de junho de 1918.

Pedro Lorenzoni 74 anos, morador do Alto da Mooca é um bairro no distrito da Água Rasa, na Cidade de São Paulo fala da história do Esporte Clube Araguaya, seu pai era Victório Lorenzoni nascimento em Araguaya e seu avô Fioravante Andrea Lorenzoni e avó Maria de Nadai Lorenzoni, era família tradicional naquela época.

Esporte Clube Araguaya fundado em 12 de junho de 1918 em Marechal Floriano é uma das equipes de futebol mais antigas do Espírito Santo em atividade.  O distrito de Araguaya fica situado na região sul de Marechal Floriano, aproximadamente 20 km do centro do município. Um vilarejo com uma rica história e cultura, o distrito possui entre outros atrativos, uma igreja com mais de cem anos e a Estação Ferroviária Araguaya, que fazia parte da antiga Estrada de Ferro Leopoldina. O time tinha os pés na Itália, pois eram vários de Imigrantes Italianos.

O Clube Araguaya nasceu tricolor nas cores branca, vermelha e verde, cores da bandeira da Itália depois mudaram para alvinegro em 1936, nos anos 40 passou a ser tricolor em branco, vermelho e azul, nos anos 60 se transformou em rubro negro e a partir da década de 70 adotou o alviverde que perdura até hoje.

Curiosidades

No livro Recordações de uma Vila de Ezequiel Ronchi Netto um pouco mais sobre a história do clube.Vem informações muito interessantes, curiosamente os araguayanos adaptaram para o seu dia a dia termos do Soccer, o goleiro chamado de Keeper se transformou em Kipa, zagueiros que eram os Backs viram os Beques, quase no meio temos os Centar Halfs ou centeralfi,os Center Fowards eram centrefor, offside era ofisaide o Corner era corne, o tempo total de jogo era o fitame e não mais First Time A partida era chamada de certame,o juiz de Referee se transformava em refe,o Esporte Clube Araguaia era o que animava os finais de semana da Vila, principalmente nos domingos.

Acompanhe abaixo o segundo episódio do programa “Resgatando a História”. CLICANDO AQUI

✍ 📷 Texto e Vídeo: Cícero Modolo /Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.