Alunos do Qualificar ES realizam apresentação de trabalho final do curso Planejamento Financeiro para Empreendedores

por assessoriacm22 publicado 05/05/2023 14h27, última modificação 05/05/2023 14h27

Na tarde da última quinta-feira (04), a Câmara de Marechal Floriano foi palco da conclusão final do curso do Programa Qualificar ES. A apresentação do trabalho aconteceu no espaço Biblioteca Legislativa Municipal “Adelaide Klippel”, sendo na ocasião, a finalização do curso Planejamento Financeiro para Empreendedores, onde os alunos fixaram seus conhecimentos criando e apresentando uma empresa fictícia aos demais presentes.

O Programa Qualificar ES atua desde 2019 objetivando a qualificação profissional do cidadão capixaba e tem foco no empreendedorismo e na geração de empregos, por essa razão, oferece cursos gratuitos em diversas áreas, contribuindo com a formação profissional da população. Os cursos disponibilizados nesta Casa de Leis tiveram duração de dois meses e meio e foram disponibilizadas três categorias, sendo elas, Empreendedorismo: criando e gerenciando seu negócio, Planejamento Financeiro para Empreendedores e Marketing: divulgando o seu negócio.

Na ocasião, o Presidente da Câmara, Cezinha Ronchi, falou sobre projetos futuros e parabenizou as estudantes pela conclusão do curso. “Nossa Câmara estará sempre de portas abertas para a população, por essa razão, nosso intuito é abrir novos cursos, ter maior capacitação e como consequência, esperamos tornar Marechal Floriano uma cidade que visa o empreendedorismo. Estaremos sempre seguindo esse caminho, pois nosso município tem potencial para se destacar a nível de estado. E a todas que estão se formando eu desejo muito sucesso, parabéns pela conquista e temos atualmente o espaço do empreendedor que estará sempre de portas abertas a vocês”, pontuou Cezinha Ronchi.

Para o Vereador Felipe Del Puppo, esta ação foi de grande importância para os munícipes. “É muito bom ver que Marechal Floriano está se dedicando cada vez mais a qualificação profissional. Com toda certeza o Programa Qualificar é um programa que veio para fazer o diferencial no município. Eu, como representante do município do Conselho Estadual de Políticas da Juventude sempre vou apoiar todos os cursos oferecidos pelo Programa Qualificar ES e parabenizo a todos os alunos”, destacou Felipe Del Puppo.

Como encerramento do curso e visando agregar maior ensino aos estudantes, o promotor de vendas, Flavio Henrique da Silva Rebuli, esteve presente representando o empreendimento Black Tucano Coffee Roasters, empresa e Marechal Floriano, que atualmente é referencia em cafés Premium de alta qualidade.

Na oportunidade, o promotor falou sobre os diferencias da marca. “É sempre interessante estarmos passando o nosso conhecimento adiante, em alguns casos, para nós pode ser o mais comum possível, mas para outras pessoas, são coisas novas. Então estamos sempre inovando para estar trazendo os melhores produtos para os nossos clientes. A Black Tucano visa à qualidade do café. Hoje nós estamos focados em apresentar esse diferencial e contribuir com empreendimentos futuros”, finalizou.

A professora, Adriana Nana Gomes aprofundou a explicação do trabalho de conclusão de curso, “Hoje foi realizada a apresentação da turma do curso de Planejamento Financeiro, onde as alunas fizeram uma empresa fictícia através do Canvas, sendo a cafeteria idealizada “Del Café”. As alunas apresentaram uma degustação dos produtos e analisaram que, além de ter outras cafeterias e padarias, elas incluíram produtos que não tem nas demais, realizaram análise de mercado e chegaram à conclusão que a cafeteria “Del Café” seria viável”, explicou.

Marlene dos Santos Macaúba Barbosa, aluna do curso, falou da experiência de ter feito parte de uma das turmas do Qualificar ES, “O curso foi enriquecedor, através dele nós aprendemos muita coisa, hoje inclusive, foi a apresentação do nosso trabalho, que foi montar uma empresa que no caso foi uma cafeteria, Del Café e foi maravilhoso. Eu agradeço a Câmara por ceder o espaço para termos a oportunidade de estarmos realizando o curso ofertado pelo Qualificar ES”, informou.

✍📷 Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.