Com plenário lotado, Câmara aprova reajuste no vale alimentação de servidores de Marechal Floriano

por Gibran S. Christo publicado 28/04/2017 09h04, última modificação 28/04/2017 09h04

“Servidores e muitos populares acompanharam a aprovação do reajuste de 80%”.

O plenário da Câmara Municipal de Marechal Floriano ficou lotado na noite da última terça-feira (18). Servidores públicos municipais e representantes do sindicato destes trabalhadores acompanharam a aprovação do reajuste no cartão alimentação no Legislativo.

O vereador Ubaldino Saraiva (PV) está sensibilizado com os feirantes e usuários da feira livre que acontece em frente à prefeitura. Inspetores da Polícia Rodoviária Federal estão aplicando multa nos veículos estacionados no local.

“Servidores e muitos populares acompanharam a aprovação do reajuste de 80%”.

Felipe Delpuppo (PP) também destacou o reajuste do vale alimentação dos servidores, o progressista parabenizou o prefeito municipal por buscar a valorização do trabalhador. A policlínica infantil, projeto em fase próxima da implantação, recebeu elogios do vereador, que afirmou ser um projeto piloto que servirá de exemplo para os outros municípios do estado.

Renato Werneck (SD) solicitou, via requerimento, que a prefeitura conserte um buraco na Rua Valdemar Mees, segundo ele, alguma pessoa pode se acidentar naquela via. Werneck fez um comparativo entre a gestão atual e a passada. O parlamentar reclamou que no mandato anterior ficou por quatro anos pedindo reajuste no cartão alimentação e só viu perda de garantias, agora, em quatro meses, já percebe melhorias para o servidor.

Renato solicitou a pavimentação da Rua Alcimir Kiffer e a obra já foi feita, além de pedidos para reparos na iluminação pública que também foram atendidos com presteza. O vereador fez um alerta sobre as pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela e sugeriu ao município que busque essas pessoas para evitar casos futuros.

Cezinha Ronchi (PSDB) fez um Projeto Lei ampliando o território urbano no distrito de Araguaia, onde, de acordo com o tucano, um novo condomínio no local vai gerar empregos e melhorar a arrecadação da cidade. O parlamentar analisou a crise política, que afetou políticos capixabas com citação na ‘Operação Lava  Jato’.

Na oportunidade, o vereador agradeceu ao vice-prefeito, Júnior Lovatti que estava presente na Sessão, pelo trabalho que vem realizando na frente da Secretaria Municipal de Saúde. O Tucano destacou que Lovatti, é sempre prestativo aos moradores e vereadores. Cezinha solicitou ainda melhorias nas estradas de Rio Fundo e espera que em breve a região receba os serviços.

Diony Stein (PMDB) afirmou estar feliz com o grande número de pessoas assistindo a Sessão. “É o resultado do trabalho que está acontecendo”, disse. Segundo o peemedebista, a prefeitura está atendendo suas demandas.

Diony relata que pediu a pavimentação de uma rua no bairro Batatal e as obras estão sendo realizadas, ao conversar com moradores, pôde constatar que estão satisfeitos com a administração. Concluindo sua fala, o vereador sugeriu que a vacina contra a febre amarela seja aplicada em escolas e empresas, para obter melhores resultados.

João Cabral (PSDC) lembrou-se da dificuldade em ter seus pedidos atendidos na gestão anterior, fazendo também, uma comparação com os quatro primeiros meses do atual prefeito, onde já vê resultados e cita a reforma do parque infantil, as empresas obras e reparos nas ruas, que estão limpas.

Cabral destacou o tempo em que o servidor aguardava o reajuste no vale alimentação e sua expectativa é que o prefeito faça o novo plano de cargos e salários. O vereador lembra que solicitou emendas estadual para a reforma da escola Emílio Oscar Hülle e convidou a todos os presentes para uma visita à unidade de ensino.

“As obras na cidade, que são antigas reivindicações, estão acontecendo e as cestas de basquete foram compradas para projeto de sua iniciativa, votado na Sessão anterior”. Cabral ainda criticou as obras da gestão anterior, que se encontram paralisadas.

Dodô Kröhling (DEM) fez vários requerimentos durante os primeiros meses deste mandato. Ele afirma estar realizando seu papel fiscalizador dos recursos públicos. O democrata estranha alguns valores de contratos e a insistente dispensa de licitação.

Um convênio emergencial de aproximadamente R$ 2 milhões para limpeza. A observação do vereador vai além, pois a empresa tem o mesmo endereço, segundo ele, de outra, contratada da mesma forma, para realizar a terceirização da mão de obra na cidade.

Projeto de Lei de suma importância do vereador Joaquim Stein que institui a “Campanha de Conscientização e Prevenção à Hanseníase”, a ser realizada anualmente, na última semana do mês de janeiro, tendo em vista que no último domingo do referido mês comemora-se o Dia Nacional, bem como Mundial de Combate à Hanseníase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi aprovado por unanimidade.

O Projeto de Lei tem como objetivo organizar debates, palestras acerca da doença, seus sintomas, seus efeitos e suas formas de prevenção e combate. A campanha informativa, vídeos e demais atividades relativas ao assunto da doença como informativos que deverão ser distribuídos a entidades, empresas e principalmente nas escolas de toda a Municipalidade, através do profissional de saúde, no qual deverá orientar as crianças e também aos pais, sobre a doença.

O parlamentar ainda indicou melhorias, como saneamento básico e calçamento na Rua Maria Trarbach Botelho e ainda a ampliação da rede elétrica no Bairro Jarbinhas, popularmente conhecido como ‘Morro da Macefel’.